A comercialização de feijão é uma atividade que faz parte da história da família Farinon desde os anos 80, Jaime Farinon já comercializava feijão a granel, no Sul do Brasil, região oeste de Santa Catarina, onde moravam.
Com clientes conquistados no Mato Grosso, inclusive em Sinop, o mercado passou a exigir produtos melhores. Foi então que um dos clientes sugeriu que a família passasse a embalar um feijão de qualidade para servir à mesa dos sinopenses.
Em 1994 já instalados em Sinop, surgiu então a JHF, com Jaime Farinon à frente da empresa, onde foram criadas as marcas Feijão Novo Estado e Feijão Boca Cheia, ambos Tipo 1, embalados com índices próximos a zero de impurezas.
A empresa foi crescendo aos poucos e, de 1996 a 2000, duas novas marcas foram colocadas no mercado, o Feijão Combate – Tipo 2 e o Feijão Quero Mais – Tipo 3.
Seguindo com os mesmos princípios e valores, de colocar no mercado alimentos saudáveis e de qualidade, promovendo, dessa forma, um relacionamento sólido com fornecedores e, principalmente, com os clientes, a empresa expandiu ainda mais, e desde 2003 passou a ser a Grãos do Norte alimentos.
Atuando na região norte do estado do Mato Grosso, a família Farinon mantém a tradição de uma empresa familiar séria e preocupada em disponibilizar a seus clientes um feijão de alta qualidade, que corresponda a todos os gostos e preferências alimentares e que também seja acessível a todos os consumidores.
Grãos do Norte, empresa cerealista em Sinop – MT, desde 1950. A casa do Arroz e Feijão Novo Estado, Boca Cheia, Novo Araguaia, Combate e Quero Mais. E assim nasce mais um produto na Grãos do Norte, o Arroz Novo Estado, inicia sua comercialização no ano de 2019, com a qualidade e procedência que a Grãos do Norte tem em todos seus anos de história.
A comercialização de feijão é feita para toda região Norte do Mato Grosso. E o que é mais importante, sempre valorizando a produção mato-grossense. Hoje, aproximadamente 90% do feijão comercializado pela Grãos do Norte são produzidos no Estado, ainda uma parte é cultivada pela própria família Farinon, com áreas em Sinop. O restante da produção é adquirida nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, nos períodos de entressafra da cultura do feijão no Mato Grosso.
Hoje para comer um bom feijão basta o consumidor buscar por uma das cinco marcas da Grãos do Norte: Novo Estado, Boca Cheia, Novo Araguaia, Combate e Quero Mais.